domingo, 9 de junho de 2013

Estratigrafia


Estratigrafia

A estratigrafia é o ramo da Geologia que estudo os estratos ou camadas de uma rocha.
Está organizada em unidades mapeadas com base nas suas características com o intuito de estabelecer a ligação de rochas no espaço e tempo para que seja possível fazer a interpretação da história geológica. Vem do Latim (Stratum + grafia ). A Estratigrafia segue principalmente o “ Principio da sobreposição de camadas”.
        O estudo e definições de Estratigrafia, são elaborados pela “ The International comisson on stratigraphy “. Sendo este o maior corpo científico dentro da “ Internacional Union of Geological Sciences “.
 A Estratigrafia está dividida em vários ramos consoante a origem da Rocha:

Litostratigrafia – É a mais antiga das divisões estratigráficas. Estabelece as ligações rochosas com base na sua litologia.
Define a individualização dos blocos rochosos de outros, através da sua litologia. O tamanho dos grãos e a sua composição química, são algumas das propriedades das rochas que podem ser estudados na litostratigrafia.




Biostratigrafia – Como o nome indica, é a divisão da estratigrafia que estuda os vestígios fossilíferos nos blocos rochosos podendo assim fazer a sua correlação. Por exemplo, dois blocos com os mesmos fósseis tipo, são provavelmente da mesma “idade”.



Cronostratigrafia – É a divisão que estuda a idade da rocha com base nos blocos vizinhos. 






Estratigrafia de Sequências – Divide e estabelece a ligação de depósitos sedimentares e discordâncias através de escalas.

Termos fundamentais:

Estratos – Conjunto de rochas sedimentares, que pelas suas características físicas e pelo seu conteúdo fossilífero, se diferenciam uns dos outros. É também uma unidade estratigráfica caracterizada pela sua espessura e pela sua atitude (Direcção e inclinação). Os estratos diferem entre si, pelas diferenças das suas propriedades (composição mineralógica , cor …).




 Estratificação – Conjunto de lâminas paralelas de grãos de diferentes tamanhos e litologia, indicando sucessivas camadas de deposição. A disposição dos sedimentos, é condicionada pela sedimentação. Existem vários agentes de sedimentação, sendo que os mais importantes são: A água e o vento.
Quando a água perde a capacidade de transportar os grãos, estes depositam-se, originando a sedimentação. A posição original dos estratos pode ser alterada pelas forças tectónicas, perdendo a sua horizontalidade.

Fácies - Designa um corpo rochoso caracterizado por uma combinação de propriedades (texturas, estrutura, geometria, conteúdo fossilífero…)

Correlação - Caracterização temporal que tem como objectivo demonstrar a ligação de dois ou mais fenómenos geológicos. Pode ser aplicada a escala local ou global.

Existem vários tipos de correlação:

-Litocorrelaçao
-Biocorrelaçao
-Cronocorrelaçao

bibliografia:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Estratigrafia
http://geohistorialx.webnode.pt/

Sem comentários:

Enviar um comentário