A escala do tempo geológico, representa a linha do tempo desde o presente até à formação da Terra. Está dividido em: Éons, Eras, Períodos, Épocas, Idades.
Estas divisões baseiam-se nos grandes eventos geológicos e mudanças de biodiversidade ao longo do tempo.
Existem dois tipos de datação: A radiométrica absoluta) ou relativa. Através do método radiométrico pode calcular-se o número real de unidade de tempo (anos) decorridos desde a ocorrência de um acontecimento através métodos radioactivos. Os métodos relativos, fixam os acontecimentos numa escala “ antes e depois “. Este método não serve para estabelecer uma duração para acontecimentos geológicos. Este método tem como referência os fósseis de ambiente e de idade, tal como os cinco princípios fundamentais (Continuidade Lateral, sobreposição de estratos, horizontalidade, intersecção e inclusão).
Princípio da Continuidade Lateral – Em diferentes pontos da Terra, pode haver uma sequência estratigráfica mesmo faltando um elemento, por assim dizer, é a correlação entre estratos diferenciados lateralmente.

Princípio da Sobreposição de Estratos - Numa sequência não deformada de estratos, a camada mais recente encontra-se por cima de uma mais antiga.

Princípio da Intersecção – Sempre que um estrato é intersectado por outro, o que intersecta é sempre mais recente.

Princípio da identidade paleontológica – Dois estratos tem a mesma idade se contiverem o mesmo fóssil de idade.

Princípio da Inclusão – Um fragmento incorporado num outro, é mais antigo do que este.

Justo o que eu procurava sobre levantamento radiometrico. Muito obrigada
ResponderEliminar